Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024.
Os alunos André Gabriel de Souza da Rocha, Arthur Freire Farias Doncev e Geovana Costa Ortega se preparam para novos desafios.
A conquista do 1º lugar ao apresentar os projetos relacionados ao combate do mosquito Aedes Aegypti, na 5ª Edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), não foi a primeira conquista pelos alunos da Escola da Rede Municipal de Ensino (REME) “Lenita de Sena Nachif”, que há três anos vem revelando através de pesquisas, novos alunos que estão sendo preparados para o mercado futuro.
A 5ª Feira de Ciência e Tecnologia foi realizada semana passada, no entanto, bem antes o professore Vagner Cleber de Almeida, a professora Kátia Cilene Alves Borges, ao lado dos alunos André Gabriel de Souza da Rocha, Arthur Freire Farias Doncev e Geovana Costa Ortega, puderam exibir o projeto que vem sendo estudado desde o início do ano, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através da professora Ana Caroline Gonçalves e do professor-doutor Antônio Pancrácio.
A Escola Municipal Lenita se Sena Nachif, está localizada no bairro Jardim Centro-Oeste, um dos bairros que integram a região do Anhanduizinho e no loca, residem aproximadamente 25 mil pessoas.
Segundo a professora Kátia Cilene, que leciona ciência na escola de ensino fundamental atendendo alunos do 6º ao 9º ano, a mesma já trabalha com o tema há três anos e na mesma escola eles já produziram jogos de tabuleiro, dominó, quebra-cabeça e na edição da mesma feira, no ano passado, a escola também conquistou a primeira colocação, mas com a apresentação de outro trabalho de pesquisa e daquela feita, foi sobre a larva em um ambiente de terra úmida.
Esse ano, o trabalho apresentado foi com o projeto “Análise da eficiência do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) no controle de larvas do Aedes Aegypti utilizando armadilhas de oviposição”.
Interrogada quanto ao aproveitamento dos alunos participantes na edição passada do projeto, Kátia disse que, pelo fato de o ano passado ter sido abordado outro projeto, foi uma turma, com outro tema e agora é uma equipe nova. “Vamos revezando”, afirmou.
Ela disse ainda que a Escola Lenita de sena Nachif tem o foco voltado para a área da ciência e por isso, os professores trabalham com iniciação cientifica e os alunos das 7ª e 8ª séries tem o conhecimento de tudo que pode ser utilizado no próximo ano.
Quanto aos alunos que integraram a equipe em edições de pesquisas e projetos anteriores, a professora disse que os mesmos continuam trabalhando em pesquisas de iniciação cientifica, na própria escola.
Agora a equipe se prepara para representar Mato Grosso do Sul na Feira de Ciência Nacional, que será realizada em março do próximo ano, na U.S.P, em São Paulo na Feira do Cebraf.
PROJETO
O projeto desenvolvido pela equipe foi a “Análise da eficiência do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) no controle de larvas do Aedes Aegypti utilizando armadilhas de oviposição”.
O objetivo é analisar a eficiência de uma armadilha de oviposição com a utilização do BTI, desenvolvendo armadilhas que sejam resistentes às modificações climáticas, de forma a preservar o Bacillus durante o processo de eliminação das larvas.
Os alunos verificaram que o BTI pode ser uma alternativa eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue, caso o bioinseticida seja aplicado na dosagem correta. A metodologia do projeto consistiu em mostrar cinco etapas, cada uma com dois experimentos.
Os alunos desenvolveram um recipiente que fosse possível colocar o BTI de forma que ele não sofresse com alterações climáticas. A última etapa do experimento está sendo desenvolvido e consta de um funil com tela de nylon colocada em sistema encaixado dentro da armadilha onde o BTI em pó fique preso e possa ser levado para outros criadouros.
Além da equipe técnica formada pelos professores Vagner Cleber de Almeida e Kátia Cilene Alves Borges, estes do corpo docente da Escola da Rede Municipal de Ensino (Reme) “Lenita de Sena Nachif” os professores do corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o professor-doutor Antônio Pancrácio e da professora Ana Caroline Gonçalves integraram a mesma, os alunos André Gabriel de Souza da Rocha, Arthur Freire Farias Doncev e Geovana Costa Ortega.
Diante das sucessivas conquistas, a professora Kátia Cilene, não descarta a possibilidade de num futuro bem próximo receber incentivos por parte das autoridades, em função dos projetos positivos e vitoriosos apresentados até o momento e ela afirma que “o reconhecimento sempre é bom”.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.